Se você está em busca de ferramentas de hacker gratuito para expandir os seus conhecimentos, ou até mesmo começar os primeiros passos nessa nova profissão, você veio ao lugar certo.
Hoje vou mostrar alguns aplicativos que vão ajudar a expandir o seu conhecimento nessa área que está crescendo a passos largos não só no Brasil, como no mundo.
Essa afirmação pode ser evidenciada com os dados do Instituto Brasileiro de Cibersegurança, que mostram que apenas 32% dos profissionais trabalham na indústria de hackers éticos, indicando um grande campo de trabalho.
Além disso, de acordo com uma reportagem da Forbes, os salários podem chegar a até R$ 50 mil, dependendo da experiência e das certificações que você possui.
Ficou interessado? Então continue lendo esse artigo para descobrir 5 ferramentas de hacker gratuitas para começar a estudar hoje mesmo.
O que são ferramentas de hacker gratuito?
Ferramentas de hacker gratuito são softwares disponibilizados sem custo, projetados para auxiliar entusiastas e profissionais em tarefas de cibersegurança. Elas permitem que os usuários testem, explorem e identifiquem vulnerabilidades em sistemas e redes, de forma ética e responsável, tornando-se assim um profissional muito bem remunerado.
Estas ferramentas cobrem um amplo espectro de atividades, desde a análise de tráfego de rede até a simulação de ataques cibernéticos.
Muitas delas são open-source, o que significa que seu código fonte é aberto ao público, permitindo a qualquer pessoa visualizá-lo, modificá-lo e contribuir para seu desenvolvimento.
Esse modelo colaborativo é fundamental para garantir que esses recursos estejam constantemente atualizados e alinhados com as mais recentes ameaças e técnicas de hacking.
Por serem gratuitas, elas oferecem uma oportunidade acessível para aspirantes a hackers éticos e especialistas em cibersegurança aprimorarem suas habilidades. E no próximo tópico vou falar sobre elas.
Mas antes aproveite para ver neste vídeo como eu venci um desafio hacker 👇
5 principais ferramentas de hacker gratuito
As 5 principais ferramentas de hacker gratuito do mercado são:
- Kali Linux;
- Metasploit Framework;
- Wireshark;
- Burp Suite;
- OWASP Zap.
1. Kali Linux
O Kali Linux é uma distribuição Linux desenvolvida especificamente para testes de penetração e auditorias de segurança. Esta distribuição é uma das favoritas entre os hackers éticos devido às seguintes razões:
- ferramentas integradas: o Kali Linux vem pré-instalado com uma vasta coleção de ferramentas de hacking e testes de penetração. Isso elimina a necessidade de buscar e instalar ferramentas separadamente;
- atualizações constantes: a distribuição é regularmente atualizada, garantindo que os usuários tenham as ferramentas mais recentes e patches de segurança;
- customização: os usuários podem personalizar o Kali de acordo com suas necessidades, adicionando ou removendo ferramentas conforme necessário.
Portanto, se você está pensando em começar o seu estudo em hacker gratuito, saiba que essa pode ser uma das ferramentas mais valiosas.
Leia também – Como clonar o celular de outra pessoa? Descubra os caminhos do hacking ético!
2. Metasploit Framework
Metasploit é uma poderosa ferramenta de hacker gratuito que ajuda na identificação, exploração e desenvolvimento de exploits para vulnerabilidades de segurança. Por isso, é uma das mais procuradas por várias razões, como:
- modularidade: oferece uma estrutura modular que permite aos usuários criar e adicionar seus próprios exploits;
- payloads: possui uma variedade de ‘payloads’ que podem ser usados para criar sessões em sistemas comprometidos, possibilitando explorar o alvo;
- integração com bancos de dados: facilita a integração com bancos de dados, tornando mais fácil gerenciar informações coletadas durante os testes de penetração.
3. Wireshark
O Wireshark é um analisador de protocolo de rede extremamente popular, usado para inspeção de tráfego em redes ao vivo ou em arquivos de captura, que oferece:
- interface gráfica e de linha de comando: possui uma interface gráfica, assim como uma versão de linha de comando (tshark) para análise automatizada;
- decodificação de protocolos: suporta a decodificação de centenas de protocolos, facilitando o entendimento do tráfego, desde de baixo nível como TCP e IP até protocolos de aplicação como HTTP e DNS;
- análise de voz sobre IP (VoIP): pode analisar chamadas VoIP e até mesmo reproduzir conversas se os pacotes de áudio estiverem presentes na captura;
- coloração de pacotes: para facilitar a visualização e identificação, pacotes podem ser automaticamente coloridos com base em regras e critérios definidos.
4. Burp Suite
O Burp Suite é uma solução completa para testar a segurança de aplicações da web, afinal, ela oferece inúmeras funcionalidades, como:
- sequenciador: esta ferramenta avalia a qualidade dos tokens de sessão gerados por uma aplicação, ajudando a determinar se eles são previsíveis;
- decodificador: funciona como um utilitário para transformar dados codificados em diferentes formatos, como Base64 ou URL encoding;
- comparer: como o nome sugere, é usado para comparar dois pedaços de dados, o que pode ser útil ao tentar identificar as diferenças nas respostas da aplicação durante os testes;
- extender: possibilita que os usuários adicionem extensões de terceiros ou desenvolvam as suas próprias, tornando o Burp Suite altamente expansível e adaptável às necessidades específicas.
5. OWASP Zap (Zed Attack Proxy)
O ZAP é uma das ferramentas de teste de penetração de código aberto mais populares do mundo para aplicações web, que dispõe de:
- modo HUD (Heads Up Display): uma interface inovadora que facilita visualizar vulnerabilidades diretamente no navegador enquanto interagem com a aplicação;
- fuzzer: esta função faz com que os usuários enviem vários payloads para um pedido para tentar identificar vulnerabilidades, como Cross-Site Scripting ou SQL Injection;
- passive e active scanners: enquanto o scanner passivo observa os pedidos para identificar problemas, o ativo envia pedidos para verificar vulnerabilidades;
- scripting: o ZAP suporta scripts em várias linguagens, o que propicia aos usuários criar funcionalidades personalizadas ou automatizar tarefas específicas;
- integração contínua: por ser uma ferramenta de código aberto e amplamente adotada, possui plugins e extensões para várias plataformas de CI/CD, facilitando a integração de testes de segurança em pipelines de desenvolvimento.
Como podemos ver ao longo deste artigo, existem inúmeras ferramentas de hacker gratuito para começar os seus estudos e fazer parte dessa profissão que está se tornando uma das mais cobiçadas do mercado.
E se você quiser ampliar ainda mais o seu conhecimento nesta área, eu te convido a ler o meu livro Técnicas de Invasão. Nele eu mostro as principais táticas usadas por hackers em invasão reais.